3 de fev. de 2010

A INTEGRIDADE DA PALAVRA DE DEUS - Série Estudo Bíblicos

- A INTEGRIDADE DA PALAVRA DE DEUS -


• A palavra INTEGRIDADE significa: Digno, Reto, Honesto, Correto, Inatacável, Pleno, Completo, Perfeito, Exato, Incorruptível. Todas estas qualidades são inerentes a Palavra de Deus. Além do mais, pôr ser Ela a exata expressão de Deus, podemos dizer que é imutável.

• A Constituição de uma Nação é o manual para todas as suas leis, assim como o Código Penal também o é para julgamento de acusações e/ou absolvições. A Bíblia é a Palavra de Deus e, portanto o manual e fonte de vida e oração de todos os crentes. A Palavra de Deus representa o próprio Deus para nós.

• Isaías 55.11 -... não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei. Deus está dizendo que sua Palavra produzirá o que ela diz antes que volte para Ele. Isto depende de nós, de nossa fé. Mas, se Deus disse será cumprido.

• Vejamos uma situação em estejamos sofrendo uma perseguição. Is 54.17 declara: Não prosperará nenhuma arma forjada contra ti... A Palavra vem do trono para o nosso coração. Devemos crer e devolvê-la para Deus, em oração dizendo: "Pai, eu te louvo e te agradeço por Tua Palavra, porque Ela diz que nenhuma arma forjada contra mim prosperará. Tu farás cair na minha presença todos os inimigos que se levantaram contra mim: por um caminho saíram contra mim, mas por sete caminhos fugirão da minha presença" (Dt 28.7). Tu és meu escudo e proteção em todas as perseguições que vieram contra mim, em Cristo Jesus sou mais que vencedor.

• As circunstâncias, dificuldades ou perseguições que passamos são deste mundo. Mas a Palavra nos diz em Jo 16.33 - No mundo tereis aflições. Mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo. Com isto Jesus está dizendo: Não temam, olhem para mim, olhem para a Palavra. Eu me colocarei entre vocês e cada ataque do mundo contra vocês. Tenham a visão de Jesus interpondo-se entre você e a situação problemática. É aí que está a diferença. Devemos DECLARAR com fé e ousadia a Palavra. Pai, obrigado porque estas coisas que estão passando por mim, fazem parte do mundo e a vitória já é minha, porque Jesus já venceu o mundo e eu sou mais que vencedor por meio dAquele que me amou.

• Agindo assim estaremos dizendo: "Está escrito... é isto mesmo Senhor. Concordo, creio, reivindico, aproprio-me da Tua promessa, da Tua Palavra, da Verdade. Agindo assim, estamos orando a Palavra e devolvendo-a para Deus carregada de fé. Hb 11.6 - ... sem fé é impossível agradar a Deus... A Palavra produziu seu efeito em nós antes que fosse devolvida ao Pai, em forma de oração e de fé. Temos que estar de acordo com Ela.

• No capítulo 1 do livro de Gênesis, vimos várias vezes: "Disse Deus". Deus usa a Sua Palavra como sementes, ou seja, Deus semeou a Sua Palavra e criou tudo o que existe, tudo o que podemos ver. Em Lc 8.11 diz que a semente é a Palavra de Deus. Então, quando a confessamos é como regá-la. Sementes plantadas e regadas terminam germinando e depois dão frutos. Aleluia!

• Sl 138.2 -... pois magnificaste acima de tudo o teu Nome e a Tua Palavra. Deus se revela em Sua Palavra. Ela é a expressão dEle mesmo, a manifestação de sua pessoa. A integridade do próprio Deus se manifesta em Sua Palavra. Lc 21.33 - Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar.

• É difícil dar definição de Deus. Um dos melhores processos para defini-lo é através da descrição de suas qualidades, seu caráter ou características, as quais damos o nome de atributos. 2 Co 13.1 - ... Pela boca de duas ou três testemunhas será confirmada toda a palavra.



1) Deus é Onipresente - Isto significa que Ele está presente em todo lugar ao mesmo tempo. (Jr 23.24 / Sl 139.7)

2) Deus é Onisciente - Isto significa que Ele sabe todas as coisas, conhece cada pensamento e cada ação do homem.

(Sl 139. 1-3 / Mt 9.4 )

3) Deus é Onipotente - Isto significa que Ele tem todo poder. Pelo seu poder, Ele criou o universo e o mantém sob seu controle.

(Mt 19.26 / Lc 1.37 )

4) Deus é Eterno - Isto significa que Ele não teve princípio e nunca

terá fim. Ele é a própria eternidade, o início e o fim.

(Sl 90.2 / Ap 1.8 )

5) Deus é Imutável - Isto significa que Ele não muda nunca, que é o

mesmo sempre. (Ml 3.6 / Hb 13.8)

6) Deus é Santo - Isto significa que Ele é absolutamente puro e sem

Pecado. Ele abomina o pecado e ama a bondade.

(Is 6.1-3 / Ap 4.8 / Lv 11.44 )

7) Deus é Justo - Isto significa que tudo quanto Ele faz é correto e

sem falhas. Ele cumpre todas as suas promessas.

(Sl 119.137 / 1 Jo 1.9 / 2 Tm 4.8)

8) Deus é Amor - Isto significa que Ele mesmo abominando o pecado, ama os pecadores. (Jo 3.16 / 1 Jo 4.8 / Sl 103.17)

• Deus é a própria Palavra. O caráter de Deus é o caráter de Sua Palavra.

• O homem ao nascer de novo, nasce da Palavra, nasce de Deus. Pela fé na Palavra de Deus. Pelo ouvir a Palavra de Deus.

NASCIDO DA PALAVRA

• Rm 10.17 diz: A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus. Então:

- Em 1º lugar, ele ouve a Palavra com coração honesto e recebe a semente incorrupível que é a Palavra de Deus. (Lc 8.15)

- Em 2º lugar, o Espírito o convence da verdade. (Jo 16.8)

- Em 3º lugar, ele se arrepende dos seus pecados. (At 3.19)

- Em 4º lugar, libera sua fé e confessa com sua boca (Rm 8.9,10)

• Então esta pessoa é nascida do Espírito mediante a verdade. Passa de criatura a filho de Deus (Jo 1.12) - Ele ouviu a Palavra, creu e passou da morte para a vida ( Jo 5.24 ).

A PALAVRA É ESPÍRITO E VIDA

• A Palavra trata com a vida espiritual do homem (Hb 4.12) diz: ...a Palavra é viva e eficaz, divide alma e espírito e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. Só a Palavra separa o espírito e a alma e só ela discerne os pensamentos e propósitos do homem.

• Ao nascer de novo, o homem tem em seu espírito transformado imediatamente, mas sua alma que é "mente, vontade e emoções" é salva progressivamente com a Palavra da Verdade. A mente é renovada quando a Palavra de Deus é implantada em nossos corações.

• O Espírito e a Palavra operam em conjunto para revelar, manifestar e demonstrar Jesus Cristo, o Filho de Deus. O Espírito e a Palavra são um (1 Jo 5.7 )

• Lembramos que com os ouvidos naturais ouvimos palavras naturais, mas com os ouvidos espirituais ouvimos palavras espirituais. Deus é Espírito, portanto a Palavra é Espírito. (Jo 4.24 / 1 Jo 5.7)

A FÉ VEM PELA PALAVRA

• Fé é confiança, segurança, é a habilidade de confiar no Senhor, na sua Palavra. Fé é a certeza de coisas que se esperam e a convicção de coisas que não se vêem. A fé começa onde a vontade de Deus é revelada. Deus repartiu uma medida de fé a cada um de nós (Rm 12.3) - A fé não vem de nós mesmos, ela é dom de Deus (Ef 2.8) - E esta fé irá crescer cada vez mais, a medida que ouvirmos a Palavra de Deus ( Rm 10.17 ).

• Dentre as muitas maneiras de nos aproximarmos da Palavra de Deus para ouvirmos, aprendermos e praticarmos para nos enchermos de fé é:

1) Lendo (Is 34.16)

2) Estudando (2 Tm 2.15 )

3) Meditando (Js 1.8 / Sl 1.2)

4) Memorizando (Dt 6.6,7 / Dt 4.9)

5) Usando como arma (2 Co 10.4,5 / Ef 6.10-17 )

6) Confessando (Dt 30.14 / Mc 11.23,24)

7) Orando (Jo 14.14 / Jo 16.24)

• 2 Tm 1.7 diz que Deus não nos deu espírito de medo, mas de poder, amor e moderação. O medo anula nossa fé.

• Tenhamos fé na Palavra de Deus e na sua integridade porque todas as promessas de Deus para nós são acompanhadas de um sim e um amém.

Um comentário:

  1. graça e paz amado, estas sao verdades eternas. ele sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder, a enfase nao esta no poder e sim na palavra , o poder e a palavra, e de vital importancia que todo filho nascido de deus tenha a absoluta certeza que o calvario fora um triunfo indizivelmente glorioso. a despeito da fe que professamos seremos imcapazes de com sucesso exercer nossa autoridade sobre todas as coisas se nao estivermos inabalavelmente convicto da base infalivel da nossa fe. FE nunca falha, quando esta baseada na palavra de Deus. fe vem onde a palavra que venceu esta conhecida. diz o salmista: que e o homem para que dele te lembres? e o filho do homem que o visites na encarnaçao? por quanto por um pouco menor do que Deus o fizeste e de gloria e de honra o coroaste. toda carne e como a erva, mas nos nascemos de novo da palavra, vamos voltar para Deus que nos fez, gerados dele . o homem natural Deus nao esta com sua atençao nele, mas homem gerado pela sua palavra tem toda a sua atençao e recursos disponiveis de DEus para ele.

    ResponderExcluir

Faça Como o Apostolo Paulo Disse: Ouvi Tudo Retende o que for Bom.